O grande dia de ciclistas chegou!! Chegou pra celebrar, pra lembrar e reivindicar.

Tantas datas assim (19 de agosto, 19 de Abril, 3 de junho, 22 de setembro …) é porque tem mesmo muito ainda para ser tratado. Nesta mesma semana, a violencia contra ciclistas no Brasil chegou numa escala absurda. Saiba o que dizem ciclistas sobre seu dia a dia.
Confira o programa:
https://www.cultura930.com.br/novopedaleira/ https://fb.watch/cxxnIkdCwN/
Quando digo que o trânsito é nossa maior arena pública, nosso maior e inexorável campo de trocas – é porque estamos num campo de alta prática coletiva. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), entende-se que trânsito é a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação (…)* portanto, é toda a nossa forma ativa de pertencimento do espaço comum. No entanto,será que há algum órgão de transito que tenha atenção para ciclistas e/ou pedestres, ou seja, mobilidade ativa? Não, não há. O que temos é numa escala estadual não deliberativa (não decide e nem tem orçamento para realizações) que é a Conciclo, ligada ao DetranPR. Então falta nos uma casa, um corpo organizado, uma (ou mais) cadeira(s) no poder publico que nos represente.
Mas talvez, seja o intenso diálogo entre a paisagem, o corpo humano e a bicicleta, o motivo que justifique tantas datas celebrativas e oficiais sobre pedalar:
- No dia 19 de abril é o dia celebrado num contexto contraventor, ou seja, de quando a bicicleta foi usada numa experiência científica e alucinógena.
- Dia 12 de abril é marcado como o dia que a ONU registrou o dia 03 de junho como dia da bicicleta.
- Dia 19 de agosto, é o dia nacional do ciclista reivindicando mais segurança depois da morte de Pedro Davison, cicloativista, quando voltava do aniversário de sua filha Luiza, em Brasília e,
- dia 8 de dezembro, é o dia da padroeira dos ciclistas, Madonna Del Ghisallo.
Acompanhe o programa e opine.
20’11” Vivan Garelli @viviangarelli (ciclista) da região metropolitana do Rio de Janeiro, feminista, antropóloga, pesquisadora, cicloativista, coordenadora da ong Bike Anjo/Niteroi traz a reflexão sobre as datas são marcadas por acontecimentos que definem a necessidade de lutar pelo direito e segurança viária, democratização dos espaços, redução da velocidade, diversidade e garantia de acesso para uma intermodalidade em toda a cidade e não só em pontos privilegiados.
25’36” DonJoey @donjoeyrightrow (ciclista) pedala 19km diariamente entre Curitiba e Colombo, sente falta de fiscalização e a hostilidade no compartilhamento das vias, a falta de perícia e justiça após fatalidades, tudo isso ainda atrasa as comemorações do dia de ciclistas
34’48” Laira Tenca @coletivocassia feminista do BicicleCassia, cientista politica, doutoranda, conselheira municipal do conselho de direitos da mulher de Curitiba e articula advocacy do coletivo Cassia. Ela atenta para as diversas leituras que devam ser feitas para comemorar o dia de ciclistas apontando sobre as abordagens feitas em mulheres que pedalam, pela midia que não atua com respeito a ciclistas neglicenciando seus direitos e sua presença, a exemplo o caso de uma mulher ciclista preta não foi evocada numa manchete recente e substituída pela indicação de que Luiza Lopes (atropelada em Vitoria) era apenas “modelo” cujo algoz se tratou de uma mulher motorista branca e completamente embriagada. Dizendo “eu atropelei ela porque ela estava na minha frente” supondo que esse corpo não teria direito e nem segurança por estar na via.
43’44” Alessandro Foggiatto ALEFOGGIATTO@gmail.com (ciclista) o dia de cicilstas deve ser comemorado pois transcende e não se trata só sobre ciclista, trata sobre cidade para pessoas, #felizdiadeciclista
Curta metragem Lulu vai de bike https://vimeo.com/349091282
Bike Anjo https://www.bikeanjo.org/events/eba-niteroi-set15/
Dia 19 de abril ou dia 03 de junho, quando é o dia de ciclista? Se você disser que é hoje, pode contar comigo. Tô dentro!
Qual das alternativas:
Você está no trânsito, e aquele que está ali na sua frente, de repente parou num lugar inapropriado, o que é que você pensa?
comentários, sugestões de pautas e informações
(wtz) 41 31530022
(wtz) 41991012079
email: bicicletariacultural@tissavalverde
twitter @bicicultural
website: https://www.cultura930.com.br/novopedaleira/
transmissao do episodio: https://fb.watch/cxmmWLo43y/
transmissao do episodio: instagram.com/tissavalverde